O QUE É MARKETING MULTINÍVEL


Você já deve estar ser perguntando, o que é  marketing multinível e porque todo mundo resolveu falar isso agora?

Neste artigo conhecerá definitivamente tudo sobre esse grande segmento a partir das seguintes perguntas:

– Já pensou em conhecer uma Negócio quase perfeito?

– Capaz de te levar do zero a um milhão em pouco tempo?

– Que não precisa nenhuma formação técnica específica?

– Que poderá começar a exercer nas horas vagas?

– Que é recomendado pelos maiores milionários do mundo como Donald trump, Robert Kiyosaki, Bill Gates, Gustavo Cerbasi….?

– Pois então esse segmento é chamado também de “O Negócio Do Século XXI”

UMA BREVE HISTÓRIA DE COMO ESSE SEGMENTO COMEÇOU.

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos distribuidores.

Outros nomes que esse sistema também são chamados: Marketing de Relacionamento, Marketing de Rede, Multilevel Marketing, etc….

 AS ORÍGENS DO MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinivel não é novo, existe há muitas décadas. Entretanto não existe unanimidade quanto ao começo.

O provável começo foi com David Hall McConnell que havia iniciado sua carreira como vendedor ambulante de livros de porta-a-porta e eventualmente passou a distribuir junto com os livros, frascos de perfumes produzidos por um amigo farmacêutico

Este produto viria a agradar muito mais do que o conteúdo literário, encontrando a fórmula para o sucesso na associação de produtos de perfumaria e venda porta-a-porta.

Em 1889 fundou uma empresa que se chamava Califórnia Perfume Company em Manhattan, Nova York, em 1939 e o nome mudou para AVON Products em homenagem a terra natal do escritor britânico William Shakespeare, Stratford-upon-Avon.

Em 1897 criou-se em o primeiro catálogo de produtos

Em 1934 O norte-americano Dr. Carl Rehnborg, fundou a empresa California Vitamin adotando o nome Nutrilite em 1939. o Dr. Rehnborg desenvolveu uma estratégia de negócios baseada nos relacionamentos de pessoas.

Seus amigos se tornaram os primeiros distribuidores e a Nutrilite oferecia descontos aos revendedores e comissões quando clientes indicados por estes que compravam suas pírulas.

Na verdade, a oferta de comissões pelas vendas realizadas não era novidade, mas a parir de 1941 o Dr. Rehnborg passou a oferecer comissões pelas vendas geradas através de distribuidores recrutados por outros distribuidores, alavancando os ganhos daqueles que trouxessem novas pessoas para o negócio.

Nos anos 40 Earl Tupper, decidiu usar polímeros caros em substituição aos plásticos baratos, surge a Tupperware.

A vice-presidente da Tupperware, Brownie Wise, percebeu o grande potencial do método de vendas da “Demonstração Domiciliar”. Esta se tornaria a chave do sucesso Tupperware.

Em 1959, dois talentosos e bem-sucedidos distribuidores da Nutrilite que haviam se juntado à empresa em 1949, Jay Van Andel e Rich DeVos, fundaram uma outra empresa no modelo de Marketing Multinível, a American Way, depois rebatizada como Amway.

Em 1963 surge Mary Key com incrível investimento de $5,000.00 atuando em cosméticos e leva o nome da própria fundadora Mary Key Ash.

 O MARCO REGULATÓRIO DO MARKETING MULTINÍVEL

O caso Amway. Em 1973 criou o marco regulatório do setor, o regulamento do FTC 93618, nele foram definidos os limites de atuação das empresas e o que diferencia um negócio legítimo de um esquema fraudulento.

Graças a Amway, o Marketing de rede como se conhece hoje tem origem no modelo de negócio criado pela rede americana. Por isso que esse mercado é bastante desenvolvido no mercado internacional por lá.

Em 20 de setembro de 1979, nascia em São Paulo a Associação Brasileira das Empresas Vendedores de Mercadorias a Revendedoras a Domicílio, ou Domus.

Em 2001, a Domus simplificou seu nome para ABEVD, Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas.

Anos 80 e 90 são caracterizadas por um maior profissionalismo, as quais passaram a adotar novas tecnologias e empregar executivos profissionais na administração do negócio.

As gigantes do setor desembarcam no Brasil como Amway, Herbalife e Nuskin, os planos de compensação tornaram-se mais atrativos para os distribuidores.

Anos 2000 foi um período de consolidação do multinivel no Brasil, o sucesso do multinivel é comprovada como uma das formas mais justas de distribuição de renda.

Autores renomados como Robert  Kiysaki – Pai Rico Pai Pobre e o Negócio do Século XXI, transcenderam o entendimento do conceito do que é riqueza e a forma como fomos educados financeiramente.

 COMO HOJE É DESENVOLVIDO O MARKETING MULTINÍVEL

De 2010 à atualidade as empresas perceberam que o multinivel é uma das formas mais rápidas de expansão dos seus negócios,

A evolução dos meios de comunicação vem abrindo possibilidades para outros profissionais de ramos impensados como Tecnologia de Informação, Comunicação Social, Psicologia, Engenharia, Matemática, Relações Publicas, etc…

Pois perceberam que poderiam tirar muito proveito aplicando-se técnicas de gestão da informação, programação neurolinguística, relações interpessoais.

O crescimento das redes sociais com a efetiva inclusão cibernética de pessoas no mundo virtual trouxe um campo fértil na prospecção de novos distribuidores no multinivel.

Outro ponto crucial é dificuldade econômica que o Brasil passa, tornando-se imperativo a criação de um “Plano B” caso o “seu emprego” vá por água abaixo então,

Faz sentindo o encorajamento ao empreendedorismos com forte apelo à liberdade financeira, de tempo com a família, mudança de estilo de vida, realização dos sonhos engavetados.


Leia também os 7 Passos para saber como escolher uma empresa de marketing multinível e evitar muita dor de cabeça posteriormente.


Bom essa foi uma breve história do MMN mundial e no Brasil. É claro que existe muitos detalhes que enriqueceriam ainda mais essa história, mas no contexto geral conseguimos dinamizar seu entendimento evolutivo desse maravilhoso mercado.

Nos vemos no próximo.

Faça parte de minha lista VIP e receba informações incríveis deste segmento.